quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vivian Maier / Fotografia de Rua

Olá Gatas Garotas..

Bom saber que estão todas bem! Passei aqui pra falar pra vocês a respeito dessa fotógrafa chamada Vivian Maier (auto-retrato ao lado), que talvez vocês até conheçam (a Isa talvez... que mora perto de Chicago). Eu não conhecia o trabalho dela, acabei lendo alguma coisa em um jornal lá nos EUA e depois fui pesquisar porque achei muito interessante. Então essa senhora era uma babá (de origem francesa se não me engano) que morou a maior parte do tempo em Chicago. Ela começou a fotografar na década de 50 e fez isso até o final de 1990. Ela nunca foi fotógrafa profissional, fotografava cenas cotidinas nas ruas da cidade onde morava ou em viagens. O trabalho dela permaneceria desconhecido se os pertences não tivessem sido leiloados e arrematados por um cara chamado John Maloof, que comprou os cerca de 100.000 negativos deixados por ela. Ele começou a revelar os negativos (muitos estavam em rolos ainda) e devolveu muitos deles às três crianças para quem ela tinha sido babá. Eles ajudaram na pesquisa sobre a vida dela. Esse cara foi responsável por trazer o trabalho dela à vista do público e não a conheceu pessoalmente. Adorei a forma como ela explora a sombra nas fotografias (a maior parte em P&B - minhas favoritas - embora ela tenha coloridas também).

                 1954, New York  (Vivian Maier)
               Untitled, Undated (Vivian Maier)


     Essa é minha favorita...

1954, New York (Vivian Maier)
                                    
No próximo outono americano esse cara tá publicando um livro sobre ela e sua obra. Eu já fiz uma pre-order, claro Postei algumas das fotos que mais gosto e que estão no site www.vivianmaier.com (depois aproveitem pra dar uma olhada).
E por último, duas fotografias feitas por mim mesma, no ano passado em Paris. Eu também gosto de fotografar gente desconhecida quando elas estão desatentas fazendo coisas comuns...

Espero que gostem!
Beijos a todas e também aos compadres...

Gisele 




Um comentário: